quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Médicos x Transplantados

Três tópicos em quatro dias... Essa nem o mais dos otimistas apostadores poderia acreditar... Parece que estou levando esse espaço a sério, hein?

Bom... Quem ler o título do tópico, em um primeiro momento, deve acreditar que agora vou fazer uma crítica social, onde vou criticar diversos setores da sociedade que são contra doação de órgãos, além de médicos incompetentes e desumanos... Bom... isso pode ser o propósito de um futuro post, mas não desse...

Muitos que me conhecem (acredito que todos...) sabem que uma das minhas maiores paixões é o futebol... Em especial o Grêmio. Todos os amantes do futebol (Grêmio) passam por um período de seca, quando termina o campeonato brasileiro (primeira semana de dezembro) até o início do campeonato gaúcho (segunda quinzena de janeiro). Um período um pouco maior do que um mês, onde os verdadeiros fãs de futebol ficam na necessidade de assistir jogos. É claro que, durante esse período, temos as contratações, especulações... Mas não é a mesma coisa.

A forma alternativa que nós, amantes do futebol, encontramos para sanar esse vício é simples... Jogos festivos e secundário. Que amante do futebol nunca ouviu falar no famoso encontro do Trianon, com diversos mitos do futebol gaúcho da atualidade? Ou então no recente Jogo das estrelas ? Esses são alguns dos muitos jogos festivos que esse período de recesso do futebol proporciona.

Entre tantos jogos, existe um que, para mim, se destaca: Equipe dos médicos x Equipe dos transplantados. Nesse jogo, os médicos que realizaram transplantes desafiam os seus pacientes transplantados em um jogo festivo que se torna uma guerra. Eu sou um caloroso adepto do time dos transplantados (não, meus amigos... nunca tive a necessidade de passar por algum transplante de órgão, felizmente... acontece que não tenho simpatia pela classe médica, o que me faz torcer fervorosamente para o time dos pacientes deles).

Tive, inclusive, a oportunidade de assistir a um desses encontros, onde a equipe dos transplantados, treinada pelo ilustre Kenny Braga, humilhou a equipe dos médicos (cá entre nós... eles merecem um banho de humildade) em um notório 3x0... Lembro-me que o destaque do jogo foi o número 7, de nome Maicon... o transplantado fez 2 dos 3 gols, sendo que um deles foi à lá Maradona, pegando a bola da intermediária e fazendo uma fila de médicos (ironizando o SUS), tocando na saída do goleiro.

O discurso, no final do jogo, é sempre o mesmo... "O resultado não importa... isso é uma festa da vida..". Bom... o encontro, sem dúvida, é uma idéia muito bonita, mas quem realmente viu o jogo não pode concordar com a idéia de que o resultado não importa; pelo contrário... parece que os médicos querem fazer por merecer aquele ar de superiodade e massacrar a equipe dos transplantados... enquanto isso, os humildes transplantados procuram calar a boca dos arrogantes médicos, tentando mostrar que dentro das quatro linhas não importa quem é ou não paciente.

Bom... É um jogo que eu recomendo a todos... Assistam... E procurem-me nas arquibancadas... Estarei, incansavelmente, gritando pela equipe que torço:
"Transplantados...! Transplantados...!"

3 comentários:

  1. hahaha... "fila de médicos", ironizando o SUS... muito bom!

    os transplantados sempre ganham dos médicos. não adianta: enquanto os transplantados após suas cirurgias, lutam por ter uma vida melhor, os médicos seguem naquela mesma ladainha do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço." resultado: transplantados voam baixo na areia.

    Abs,
    Félix.


    ps.: "reinada pelo saldozo Kenny Braga" - o bom e velho Kenny merecia ser chamado de SAUDOSO.

    ResponderExcluir
  2. não me interessei pelo assunto.

    desculpa.

    ResponderExcluir
  3. Médicos arrogantes? Sim muitos são. O simples fato de entrar na faculdade de medicina faz com que alguns utilizem de seus poucos neurônios para empinar o proprio nariz e esquecer do nível humanitário que a profissão exige.
    Além disso, todos nós temos uma história ruim pra contar de algum médico, mesmo podendo desfrutar de um bom convênio...
    Porém, não devemos esquecer que sem os (BONS) médicos muitos de nós não estaríamos aqui e transplantados não estariam jogando futebol.
    ;)
    POR UMA MEDICINA MAIS HUMANA!
    bjs

    ResponderExcluir